Cleópatra

Olá tudo bem? Hoje vou levar os meus aventureiros ao Egito da antiguidade, conhecer melhor a famosa faraó do Egito, Cleópatra.
Muitos historiadores gostam de "pintar" Cleópatra, como alguém com muita ambição e muita malícia e de fato o era. Ela era especialmente assim com os homens. Mas ela tinha uma boa razão para ser assim, o seu povo! Ela lutava, pois não queria que o seu povo ficasse a pagar impostos aos romanos. Para mim, Cleópatra amava muito o seu povo, tanto que ela foi o único membro da dinastia ptolomeica, (esta dinastia era uma família dinástica oriunda da Macedónia que reinou no Egito de 303 a.c até 30 a.c) que escolheu utilizar a língua egípcia no seu dia-a-dia, Cleópatra até muitas vezes doava alimentos aos necessitados. É verdade!
E olhem deixem já que vos diga, Cleópatra foi uma pioneira no movimento feminista, principalmente se formos olhar melhor para o mundo em que ela viveu, onde o homem era "tudo" e a mulher "nada". A independência que esta mulher demonstra em relação a qualquer homem, a artimanha dela e a doação de corpo e alma ao seu povo, deveria fazer ver as mulheres de hoje em dia.
Condeno alguns historiadores que, ainda até agora ficam a discutir sobre se Cleópatra teria realmente beleza ou não, como se isso interessa-se muito! Querem saber? Não interessa se ela era bonita ou não. Não deveria interessar a ninguém a beleza que só se vê por fora. O importante é o que está por dentro. Além disso, não há como preceber esses estereótipos olhando só para umas estatuetas que nos restaram nem muito menos vamos ligar a certos escritos da altura que dão nos conta da beleza desta mulher, porque para o ser humano no geral, não existem gostos em comum. Todo o ser humano tem opiniões e gostos diferentes, e ainda bem, senão o mundo era bem chato!
Tecnicamente, Cleópatra morreu 30 anos antes de Jesus vir ao mundo. É fantástico saber disso! Eu acho que se ela tivesse conhecido Jesus, o ia ouvir como nunca ouviu outro homem e talvez tivesse, pelo menos, abrandado a sua sede ambiciosa, porque foi essa sede que a levou á ruína e á morte. Sem sabersaber, eu acho que esta mulher trouxe várias lições de vida que ainda continuam bem atuais.
E vocês? Qual é a vossa opinião sobre esta mulher?

Sigam @pattdrew

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Porque eu gostava que o meu país fosse uma monarquia?

13 de Maio

Lendas de Portugal 2(Lendas de Arcossó- Chaves)