Lendas de Portugal 1 (Lendas de Arcossó-Chaves)

Lenda da formação do nome Arcossó:
-Tanto a minha mãe, como a minha avó contam esta versão sobre a criação do nome da minha aldeia "Arcossó" que está situada no interior Norte e transmontano de Portugal, no Distrito de Vila Real, concelho de Chaves. Pelo que verifiquei há outras versões, constadas por outros familiares. Eu vou contar a que eu mais conheço:
Havia duas velhas muito religiosas que não tendo igreja na sua aldeia, tinham que ir a Moreiras, uma aldeia que ainda ficava um pouco longe. Elas iam na sexta, comiam e dormiam em Moreiras, assistiam á missa toda e quando acabavam, todos lhes perguntavam e todos os domingos era a mesma pergunta -"As senhoras para onde vão tão cedo?" Ao que elas insistitamente lhes respondiam, -"Vamos para o nosso arco tão só." Tanto repetiam isto que deu origem ao nome da aldeia que conhecemos hoje, Arcossó!

Comentário:
Hoje irei dar início a uma série neste blog, sobre lendas e coisas do gênero do meu país, especialmente da minha região e iremos dar uma "mergulhada" nestas lendas, refletindo a nível histórico e que nível de veracidade podem conter. É uma série muito especial para mim, que me está a dar muito trabalho para trazer bom material para os meus leitores, então espero que gostem muito mesmo.
Voltando á lenda, a veracidade desta lenda pode ser mesmo verdadeira, mas estas duas velhinhas muito provavelmente viveram muito antes do século XVII, data provável da inauguração da igreja matriz.
Para mim, teoricamente, talvez tivesse sido na profunda idade média antes do nascimento da Pátria portuguesa, pois naquela altura a península ibérica era ocupada pelos mouros e isso talvez explica o fato de na altura não haver igreja nem em Arcossó nem nas aldeias próximas, pois estas velhinhas tinham que andar muito até chegar a Moreiras.
Muito provável que esta aldeia tivesse tido outro nome, pois não me parece que Arcossó antes destas velhinhas, fosse um local desértico, tem evidências do contrário como por exemplo, a outra lenda que é contada aqui na aldeia (vou contar a seguir), o que alguns estudiosos da aldeia falam e até mesmo o património histórico presente na aldeia e segundo estas evidências, Arcossó, diferentemente de outras aldeias da região, desde a ocupação romana até os anos 20 do século passado, foi um local muito influente, então eu fico sem saber e sem preceber, porque estas velhinhas diziam que iam para o seu "arco tão só" porque de só não deveria ter muito. Seja como for, na minha opinião, a nossa aldeia, hoje é extremamente religiosa, talvez a origem seja na grande fé destas senhoras que andavam muitos quilômetros, para todos os domingos assistirem á missa! Temos que tirar mais exemplos nestas senhoras, especialmente nos dias de hoje.

Sigam @pattdrew

Comentários

  1. Olá tá muito bem ! Parabéns! É disso mesmo que se deve dar a conhecer o bom e o melhor que portugal tem . Beij

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Porque eu gostava que o meu país fosse uma monarquia?

13 de Maio

Lendas de Portugal 2(Lendas de Arcossó- Chaves)