Lendas de Portugal 2(Lendas de Arcossó- Chaves)

Lenda do calhau da moura
Andava uma pastora nas margens do rio Tâmega a guardar as suas ovelhas, quando viu que sobre um penedo, na outra margem do rio, uma linda moça com roupas que brilhavam ao Sol. Ficou amedrontada quando viu que a moça atravessava o rio sobre as águas sem sequer molhar a roupa, igualmente brilhantes, e se dirigia na sua direção. A moça estendeu uma vasilha pedindo leite das ovelhas da pastora. A pastora deu-lhe o leite e a jovem lhe contou que era uma moura, que estava encantada e triste, vivendo há vários anos num Palácio debaixo do rochedo, guardada por gigantes. Deu á pastora um cofre e clamou para que fosse dito na aldeia , a sua triste maldição para que alguém fosse combater os gigantes, os vencesse e assim ficaria livre do encanto. Quanto ao cofre, recomendou-lhe que só o abrisse na aldeia e então veria a sua casa transformada num Palácio. A pastora fez o caminho de regresso a a Arcossó, e não resistiu á tentação de abrir o cofre. Dentro só encontrou uns negros carvões que caíram ao chão. Surgiu por encanto a bela moura muito infeliz, apanhou os carvões, que quando colocados no cofre, se transformaram em moedas de ouro. Uma fortuna que a cobiça fez perder e manter o encanto da moura, que continuou a viver no seu Palácio, debaixo do penedo em Arcossó.

Comentário:
Olá a todos! Tudo bem?
Agora vamos falar sobre mais uma lenda da minha aldeia, a lenda do calhau da moura. Nesta história, a ocupação moura na península ibérica está muito visível e da logo para entender que esta lenda tem origem na idade média. 
Não sei se é verdade a mágica toda que anda á volta desta história, mas o que posso dizer é que a idade média foi uma época marcada por muitas superstições, algumas muito descabeladas, sem pés nem cabeça, e muito provavelmente foi o que aconteceu nesta lenda, mas também pode ser que não, não é mesmo?
É de notar que ao analisar o texto, precebo que na altura em que isto provavelmente aconteceu, deveria ter ótimos acessos ao rio Tâmega (coisa que hoje em dia não tem), pois a pastora tinha facilidade para andar ali com os seus rebanhos e muito provavelmente havia habitações perto do rio.
Seja como for, esta lenda é uma boa lição até de fé, mostrando que ambição a mais é muito mau. 
Fiquem com a paz do senhor Deus!

Sigam @pattdrew

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Porque eu gostava que o meu país fosse uma monarquia?

13 de Maio