Joana D'arc

Olá tudo bem? Desculpem a demora mas como eu já vos tinha falado anteriormente, eu não tenho muito tempo para escrever e ainda por cima acabei de lançar o meu primeiro vídeo no meu canal de YouTube. Eu vou deixar o link abaixo para vocês, se quiserem acessarem lá e se puderem, eu agradeceria imenso que subscrevessem ao meu canal (para os meus leitores brasileiros, agradeceria imenso que se inscrevessem no meu canal). Posso vos dizer que este canal vais vos mostrar muitos locais históricos onde pouca gente visita, ou vai lá, principalmente as aldeias portuguesas. Isto vai acontecer em muitos pontos do país, especialmente nas minhas lindas terras transmontanas, onde eu sei que tem muitos locais belos.
A minha principal intenção ao eu fazer isto é eu ajudar o turismo, especialmente o turismo rural, muito afetado por vários motivos, mas principalmente afetado por estes dias da pandemia covid-19.
Agora vamos ao tema de hoje! Mas afinal, quem foi a Joana D'arc?
A história conta-nos que Joana D'arc foi uma mulher que ajudou, lutando com os franceses na guerra dos 100 anos, contra os ingleses, a história também nos diz que Joana alegava ter visões de outros santos e até de anjos, foi setenciada á morte pelo próprio clero na fogueira acusada de ser bruxa e 500 anos depois, por volta dos anos 20 do século XX, foi canonizada pelo Vaticano.
Pessoalmente, eu não acredito muito nesta teologia da igreja católica sobre santos, mas não encontro motivo pelo qual o Vaticano canonizou esta mulher porque supostamente ela só recebia visões, não é? Visões que podiam ser só da "cabeça dela", ou mesmo coisa do diabo e não quer dizer que realmente ela fosse uma bruxa!(em princípio não há provas que me possam fazer pensar o contrário, mas o pouco que sei é de poucas biografias que li e estudei sobre ela), não encontrei em lado nenhum, por exemplo, que ela largou tudo para seguir Jesus, como muitos outros "santos" da igreja católica fizeram ou que ela tenha feito algum milagre incrível, ou também que ela tivesse dado tudo de si para dar esmola de pão ou de espírito, a quem assim o precisava. Também não consigo encontrar o porque de a igreja católica arranjar como justificativa, o fato de ela ser um mártir (tanta gente que foi mártir e que ainda é, se formos ver assim...) para ser canonizada. Diria que talvez, esse seja um motivo um pouco oco.
Para mim, Joana D'arc simplesmente foi alguém que amava Jesus sim mas acima de tudo foi um bom exemplo de feminismo no seu tempo, um bom exemplo para as mulheres de hoje, pois para uma mulher da idade média, ela foi uma grande guerreira em todos os aspetos, como por exemplo em ter enfrentando as armas da guerra, ter enfrentando também as armas masculinas e ter enfrentando a prisão e morte de queixo erguido!
Digamos que ela é a "Mulan" francesa 😂.
E vocês o que acham desta mulher?
Eu, apesar de tudo, achei esta mulher incrível e acho que todas as mulheres deveriam tirar o exemplo nela.



Sigam o meu instagram @pattdrew
Inscrevam-se no meu canal: https://youtu.be/or7UZws6SuE

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Porque eu gostava que o meu país fosse uma monarquia?

13 de Maio

Lendas de Portugal 2(Lendas de Arcossó- Chaves)